Como estou de férias e não tenho nada pra fazer, estava pensando na vida. E comecei a pensar em relacionamentos. Por que será que hoje em dia os relacionamentos não são tão duradouros como antigamente? Por que pouquíssimas pessoas querem namorar, levar alguém a sério, se casar? Não vemos mais jovens interessados em constituir uma família, e cada vez mais as pessoas deixam para pensar nisso mais tarde.
Em gerações anteriores as pessoas se casavam em torno dos 20 anos, às vezes até menos. Na família de nossos avós, não é raridade encontrar pessoas que se casaram com 15, 16 anos. Já nossos pais, se casaram em torno dos 20 anos. Aos 30, já tinham filhos e uma família constituída. Os casamentos também duravam mais: muitos fazendo bodas de ouro!
Hoje em dia as pessoas começam a pensar em casamento aos 3o anos de idade. Principalmente a sociedade masculina, são plenos "garotões" que só querem "curtir", ir pra "balada", "pegar" as menininhas. Muitos deles não trabalham e ainda vivem às custas dos pais. Outros, vivem de "bicos" enquanto não se formam na faculdade ou passam em algum concurso. A verdade é que a juventude tem durado mais tempo, porém a "melhor idade" não tem sido aproveitada. Muitos deles dizem que aos 20 anos não dá pra saber se realmente se ama a pessoa que está, não dá pra saber o que quer, e por isso as possibilidades de um casamento durar são menores. Mas será mesmo? Se assim fosse, os casamentos de antigamente não durariam nada, e os de hoje dariam certo. Mas não é assim que funciona na realidade: os casamentos de hoje duram menos de 5 anos!
Tá, eu concordo que 20 anos é cedo para pensar em casamento. Também concordo que temos que aproveitar a juventude, sair, pensar no que queremos para o futuro. Mas será que as pessoas não estão exagerando? Os jovens de hoje levam vidas desregradas, consumindo desenfreadamente bebidas alcoólicas e drogas em geral. Trocam o dia pela noite, passam madrugadas em boates. "Ficam" com várias pessoas na mesma noite, têm vários parceiros sexuais. A cada dia que passa é mais comum não se ter compromisso com ninguém. Além disso, os jovens são fúteis, se preocupam apenas com a aparência física (aumentando cada vez mais o número de anoréxicos, bulêmicos, metrosexuais, etc) e se preocupam cada vez menos com suas características psicológicas: inteligência, afetividade, cultura. Claro que não posso deixar de dizer que a mídia tem, se não toda, grande influência nesse padrão de beleza que nos foi imposto. Modelos magérrimas, atores lindos, sempre nos mostrando como devemos ser para sermos aceitos na sociedade; mas discussões sobre o poder da mídia na sociedade serão feitas mais adiante, em outro post.
O que interessa aqui é chegar ao "ponto x" da questão: por que os relaciomentos não duram mais como antigamente, não dão certo? Claro que grande parte de meus leitores não irão concordar com isso: têm relacionamentos sólidos, conhecem casamentos recentes e bem sucedidos. Mas será que é assim com a maioria? E se for, será que é real? Não é difícil perceber que o amor de hoje não é mais como o de antes. Em tempos remotos as pessoas eram bem mais apaixonadas e românticas. Os homens faziam serenatas e poemas para as mulheres que queriam conquistar, participam de duelos pelo coração da amada, sonhavam com o dia de seu casamento. Estes homens tratavam as mulheres como verdadeiras princesas, flores que precisavam ser cultivadas (claro que não vem ao caso histórias inversas, porque sempre há excessões). Hoje, os homens não "movem palhas" para conquistar mulheres. Não fazem serenata, nem poema, nem jogam pedrinhas na janela (como sempre não vindo ao caso os poucos sentimentais que ainda restaram). Mas até as mulheres de hoje não gostam mais de "ser cortejadas" como antigamente. Muitas vezes acham os caras românticos uns "babacas". Penso que grande parte desse assassinato do romantismo está ligado à aceitação e liberdade da vida sexual dos jovens. As pessoas iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo e também cada vez mais é normal as pessoas fazerem sexo depois de se conhecerem na "balada", e depois nunca mais se verem. Tudo isso faz com que o sexo se torne algo não tão importante, algo como um aperto de mão, um abraço, que você dá às pessoas quando as conhece...
Outro fator também importante é as pessoas não quererem ser responsáveis por sua vida, tomar conta de uma casa, serem "pais de família". Os jovens estão sempre querendo mais liberdade, mas ainda não estão prontos para assumir as responsabilidades. Por isso, ouve-se muitos deles dizerem que não querem se casar nunca, pois não querem ter que assumir os compromissos de manter uma casa.
Mas, voltando ao fator relacionamentos, temos que lembrar que existem pessoas que ainda acreditam que o casamento não é um "barco furado" e que acreditam que amor verdadeiro ainda existe; pessoas que querem levar um relacionamento à sério. Muitos, estão felizes e bem resolvidos. Outros, não conseguem dar sorte no amor. Por quê?
(Ah! Esse assunto continua no próximo post, ou acharam que iam se ver livres de mim assim tão rápido!?!)
---> Achou este assunto interessante? O espaço de comentários está aí para você dizer o que pensa! Apenas clique em comentários e dê sua opinião (pode ser anônimo, se preferir)
---> Próximo post: por que algumas pessoas não conseguem namorar?
BejooOOokAaaaaSsSSS
Continua...
21 de dez. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)







1 comentários:
Oiii,posso dizer que concordo plenamente com suas palavras. Os jovens estão esquecendo o quanto é gostoso namorar, ter uma pessoa ao seu lado nos bons e maus momentos, só pensam em sexo e bebida. Os homens deixaram de lado o romantismo porque nos dias atuais eles conseguem o que querem em apenas um piscar de olhos, infelizmente muitas mulheres não estão se valorizando, consequentemente os homens não estão vendo motivo para valoriza-las e quem sofre somos nós: mulheres apaixonadas, que sonhamos em encontrar um amor verdadeiro,que queira contruir um futuro, uma vida juntos... é triste mas temos que admitir o fim dos tempos, o fim do AMOR :(
Postar um comentário